quinta-feira, maio 04, 2006

Operação "tiro no escuro"

No passado dia 2 de maio decorreu no bairro da Torre, em Camarate, uma das maiores operações no combate ao tráfico de armas em Portugal. Uma operação que pode ser representada por uma simples equação: 600 marmanjos da PSP e da policia judiciária + 150 viaturas topo de gama = apreensão de 19 armas ( 8 das quais estavam encravadas) e 10 pessoas detidas ( uma das quais D. Chica de 97 anos, uma perigosa traficante de armas que fornecia os Talibans, ou como ela diz "os Polibans").
Depois deste resultado jocoso, parece-me que os serviços de informação da policia foram ludibriados pelos poderosíssimos serviços informativos do bairro da Torre, comandado pelos homens de Kajó, o "chibo".
Além desta desproporcionada operação, os nossos policias enganaram-se também nos criminosos que perseguiam. Não me parece que o tráfico de armas seja a causa principal para o nosso mal estar social. O verdadeiro crime em Portugal é o trafico de inluências que decorre diáriamente, não só, mas principalmente, em São Bento. Não era necessário tanto aparato, bastava uma décima dos meios utilizados em Camarate, mas era útil uma investigação profunda aos gabinetes dos senhores que lá estão ou que por lá passaram, que com armas muito mais perigosas ( o poder) têm afundado este país num mar de pasmaceira.