sexta-feira, abril 07, 2006


CPE à francesa ( contrato do primeiro emprego) vs CPE à portuguesa ( coiratos, pipis e entremeadas)

Cada vez mais me divirto com o meu pequeno e inocente Portugal. Ontem estava eu a digerir o meu jantar à frente de uma televisão, como o comum português, quando no seguimento de noticias tão importantes como a derrota do benfica frente ao barcelona, o jornalista da Sic anuncia uma manifestação de agricultores que se queixavam contra o corte de ajudas e subsídios que o ministro da agricultura decretou. Pensei logo nas manifestações dos estudantes franceses contra o CPE, em carros a arder, montras partidas e policias apedrejados. Mas para meu espanto o acto mais violento a que assisti nessa manifestação foi um agricultor a dar uma brutal dentada numa carcaça de torresmos.
É fantástico como um porco assado e umas dezenas de garrafões de vinho podem motivar um ajuntamento de tal dimensão. É que as centenas de pessoas que ali estavam a comer e a beber, podem efectivamente intimidar o governo apesar de não saberem o que é que realmente ali estavam a fazer. Enquanto uns protestam contra Villepin nós protestamos com "vinho e pan".
É por isto e por muitas outras coisas que os estrangeiros gostam de nós e que os portugueses por mais criticas que façam ao país guardam sempre Portugal no coração . É que nós somos realmente um país divertido.